LOGÍSTICA: Simpósio discute futuro de Sistemas

Publicada em: 09/11/2012 10:25
Imprimir
Fonte: COMGAP

A modernização de serviços de suprimento e manutenção de aeronaves e a participação da indústria nesse processo foram alguns dos temas do 1° Simpósio da Logística da Aeronáutica. Representantes das Forças Aéreas de diversos países e de setores da indústria nacional participaram do evento, realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), em Guarulhos (SP).

Organizado pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), o simpósio promoveu o debate sobre diversos aspectos da logística de aeronaves. “O objetivo é agregar o conhecimento e a experiência das Forças Aéreas amigas e das grandes empresas para somar, organizar e aperfeiçoar nossos processos logísticos”, afirmou o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior.

O foco voltado para a evolução da logística no cenário internacional envolve também gerentes e diretores de empresas que atuam na indústria e na infraestrutura aeroespacial, além dos oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) que atuam como elo do Sistema de Material Aeronáutico (SISMA) e nos setores de planejamento e suprimento de diversas Organizações Militares.

Visão para o futuro - Durante os 3 dias do evento, representantes das Forças Aéreas da Suécia, Estados Unidos, Israel, Canadá, Itália e França apresentaram os modelos de negócios adotados em seus países, expondo as dificuldades e soluções encontradas. Também participaram diretores de empresas da indústria de defesa e aeroespacial, como a Embraer, RUAG, OGMA, TAM, Gol Linhas Aéreas e Helibrás, entre outras.

Entre as soluções discutidas, estão a formação de Recursos Humanos com qualificação da mão de obra, a utilização de softwares para controle do estoque e planejamento da aplicação de recursos, o estabelecimento das parcerias entre governo e setor privado, além da criação de parâmetros para verificar o cumprimento das metas de eficiência e disponibilidade.

“É principalmente a mão de obra bem treinada que nos garante flexibilidade em missões no exterior, efetividade e baixo custo de manutenção ao longo do ciclo de vida do Sistema”, ressaltou o Tenente-Coronel da Força Aérea Sueca, Fredrik Holmbom.

“Tratamos da participação da base industrial de defesa nos serviços aeronáuticos como solução moderna e econômica para a melhoria da disponibilidade de aeronaves das Forças Aéreas” explicou Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior.

As discussões também giraram em torno do Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa (Retid) e das diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa. O Simpósio terminou na quinta-feira (08/11), com a participação de autoridades da FAB, do Exército Brasileiro e de diversas empresas do setor aeroespacial.